Uma aula de cinema!

Estão abertas as inscrições para o projeto A Escola Vai ao Cinema. Uma oportunidade para as escolas da rede pública de ensino do DF levarem seus alunos ao cinema.

O projeto oferece gratuitamente sessões de cinema, transporte de ida e volta e um lanche para atender 5 mil alunos.

Inscrições de 13 de junho a 15 de julho de 2022.

As escolas poderão se inscrever para a ida dos alunos ao cinema, assistir filmes brasileiros de qualidade. Oportunidade de uma aula enriquecida pela experiência do cinema. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas,

O PROJETO

A grande relevância adquirida pelos meios audiovisuais na formação cultural do ser humano coloca grandes desafios para famílias e educadores na formação de crianças e jovens. Vivemos um momento onde jamais o audiovisual ocupou tanto espaço e tempo na vida das pessoas. Uma pesquisa de hábitos de consumo de mídia dos brasileiros indica uma média de quatro horas diárias com televisão e quatro horas com navegação na Internet por pessoa.

Cerca de oitenta por cento da população brasileira não frequenta salas de Cinema. Frequentar um espaço cultural, como uma sala de cinema, possibilita a fruição artística e a celebração coletiva, num ambiente de qualidade. Mais do que um direito cidadão, a experiência de assistir com outras pessoas a um filme numa sala escura eleva o espírito, possibilita o contato com obras cinematográficas que poderão ampliar o espectro de observação e de consciência crítica sobre variados temas, ampliando as perspectivas culturais daquele que participa.

Nas camadas sociais menos favorecidas economicamente, os estudantes da rede pública de ensino são os mais excluídos, quer seja por falta de hábito ou pelo alto preço do ingresso. Aqui se encontra o nexo de causalidade entre o objeto do projeto e o bem social atingido, bem como a descrição do perfil de população beneficiada.

O projeto pretende colaborar para facilitar o acesso ao cinema, especialmente aos filmes brasileiros, e contribuir com a formação do hábito de ir ao cinema. Além de ofertar filmes de qualidade, com temas relevantes, capazes de estimular o debate e a reflexão entre estudantes e professores, o projeto auxilia no combate à exclusão do acesso aos bens culturais no País.

O projeto é realizado pelo Cine Cultura e totalmente gratuito – transporte, água, pipoca, sucos e bolos, além de folders com atividades pedagógicas.

HORÁRIO
DAS
SESSÕES

OS FILMES E ANIMAÇÕES SERÃO EXIBIDOS EM TRÊS SESSÕES
Matutino – 9h às 10h30
Vespertino – 14h às 15h30
Noturno – 20h às 21h30

FAIXAS
ETÁRIAS

4 a 6 anos
7 a 9 anos
10 a 12 anos
a partir de 13 anos

INSCRIÇÕES

Período de Inscrição: 13/junho a 15/julho
As inscrições devem ser realizadas segundo as Faixas Etárias e Sessões.

Para se inscrever, a escola deverá preencher detalhadamente o formulário de inscrição abaixo, indicando a faixa etária e o turno da sessão (matutino, vespertino ou noturno).

O projeto tem como objetivo abarcar o maior número de escolas de diferentes regiões administrativas. Portanto, cada escola deverá inscrever somente uma turma de 90 estudantes.

Após a inscrição, a equipe do projeto entrará em contato via e-mail para confirmar sua participação. Após e-mail de confirmação, a escola deverá enviar a Lista de Alunos/Estudantes digitalizada.

A Lista de Alunos/Estudantes (disponível abaixo para download) deverá ser  baixada, preenchida os nomes dos 90 alunos, digitalizada em PDF e enviada para o e-mail: inscricao.escolanocinema@gmail.com

Disponibilizamos abaixo a Autorização dos Pais/Responsáveis para auxiliar os professores com relação às autorizações. Deve ser impressa e enviada para os responsáveis e recolhida pela escola. A escola é responsável pela autorização de cada aluno e deverá manter as autorizações, não sendo necessário o envio ou entrega das mesmas no dia da sessão.

>>Arquivos para Download (para baixar, clique sobre o nome do arquivo):
Lista dos Alunos
Autorização dos Pais/Responsáveis

Os ônibus chegarão em cada escola com antecedência de 20 minutos para embarque dos alunos e professores responsáveis, e partirão com tempo de antecedência suficiente para chegarem ao cinema 15 minutos antes do horário de início de cada sessão, conforme estabelecido por e-mail de confirmação.

O projeto tem como meta atender ao menos uma escola de cada região administrativa do Distrito Federal: Águas Claras; Brazlândia; Candangolândia; Ceilândia; Cruzeiro; Gama; Guará I; Guará II; Itapoã; Jardim Botânico; Núcleo Bandeirante; Paranoá; Planaltina; Recanto das Emas; Riacho Fundo I; Riacho Fundo II; Samambaia; Santa Maria; São Sebastião; Sobradinho I; Sobradinho II; Taguatinga; Varjão; Vicente Pires; Sol Nascente; SCIA; Estrutural e Plano Piloto.

Entre as escolas, 4 (quatro) deverão ser de ensino especial e 2 (duas) da Zona Rural.

LONGAS
METRAGENS

FAIXA ETÁRIA 4 A 6 ANOS

PEIXONAUTA – O FILME

Brasil, 2016, 1h17min

Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrorigo
e Rodrigo Eba!
Roteiro: Marcela Catunda e Marcus
Aurelius Pimenta
Produção: TV PinGuim

Distribuição: RioFilme

Elenco: Wiranu Tembé, Beatriz Noskoski, Igor Ozzy, Gracindo Júnior, Nuno Leal Maia

Sinopse: Quando o Doutor Jardim não retorna da cidade, Peixonauta, Marina e Zico partem para resgatá-lo. Mas quando chegam lá, algo muito estranho está acontecendo: todos na cidade sumiram! Para conseguir solucionar esse grande mistério, Peixonauta terá que contar com a ajuda de todos seus amigos e viver sua maior aventura... pela primeira vez, na cidade grande!

FAIXA ETÁRIA 4 A 6 ANOS

GEMINI 8

Brasil, 2018, 48min

Criação e Direção: Celia Catunda e Kiko Mistrorigo
Produção: Carlos Filizola
Roteiro: Fernando Salem, Marcela Catunda e Ricardo Sasaki

Sinopse: Marco é um menino que, misteriosamente, vai parar em Gemini 8, um planeta muito diferente, onde mora Polo. Graças a uma invenção maluca de Polo, Marco é atraido a um portal e acaba indo parar em Gemini 8. Enquanto eles tentam enviar Marco de volta para a Terra, eles se metem em tudo quanto é tipo de confusões e se tornam amigos inseparáveis.

FAIXA ETÁRIA 7 A 9 ANOS

TAINÁ 3 – A ORIGEM

Brasil, 2013, 1h28min

Direção: Rosame Svartman
Roteiro: Cláudia Levay
Produção: Pedro Rovai

Distribuição: Downtown Filmes

Elenco: Wiranu Tembé, Beatriz Noskoski, Igor Ozzy, Gracindo Júnior, Nuno Leal Maia

Sinopse: Tainá, uma indígena órfã de 5 anos de idade, sonha em se tornar uma guerreira e descobrir sua verdadeira origem. Ao longo do caminho, ela faz amigos surpreendentes como Laura, uma garota da cidade perdida na selva, e Gobi, um indiozinho nerd. Eles aprendem a superar as mútuas diferenças enquanto atravessam sua movimentada jornada. Tainá confronta o inimigo ancestral de sua família, Jurupari, a encarnação do Mal, que quer destruir a floresta.

FAIXA ETÁRIA 10 A 12 ANOS

TITO E OS PÁSSAROS

Brasil, 2018, 1h13min

Direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto
Roteiro: Eduardo Benaim e Gustavo Steinberg
Produção: Bits Filmes, Gustavo Steinberg, Daniel Greco e Felipe Sabino

Distribuição: Elo Company e Europa Filmes

Sinopse: Tito é um menino tímido de 10 anos que mora com sua mãe. De repente, uma epidemia incomum começa a se espalhar, tornando as pessoas doentes sempre que ficam assustadas. Tito rapidamente descobre que a cura está, de algum modo, relacionada à pesquisa do seu desaparecido pai sobre a música dos pássaros. Ele embarca em uma jornada para salvar o mundo da epidemia com seus amigos. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma busca pelo seu pai desaparecido e por sua própria identidade.

FAIXA ETÁRIA 10 A 12 ANOS

TURMA DA MÔNICA: LIÇÕES

Brasil, 2021, 1h30min

Diretor: Daniel Rezende
Elenco: Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira

Sinopse: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão se esquecem de fazer o dever de casa e fogem da escola. Mas nem tudo sai como o esperado, e os pais de Mônica decidem mudá-la de colégio. Mesmo fazendo novos amigos, a turminha sente saudade de estar sempre junta. Cebolinha então resolve bolar um plano infalível com Magali e Cascão.

FAIXA ETÁRIA A PARTIR DE 13 ANOS

O OUTRO LADO DO PARAÍSO

Brasil, 2016, 1h40min

Produção: Marcio Curi, Beth Curi, Pedro Rovai e André Ristum
Direção: André Ristum
Roteiro: Marcelo Müller, Ricardo Tiezzi e André Ristum

Distribuição: Europa Filmes

Elenco: Eduardo Moscovis, Simone Iliescu, Jonas Bloch, Davi Galdeano

Sinopse: Antônio faz o que pode para conseguir dinheiro para o sustento do lar. Atraído pelas promessas do presidente João Goulart e pela ampla oferta de emprego, ele se muda para a Brasília com a esposa e os filhos. O sonho da prosperidade é interrompido pelo golpe militar e Antônio, envolvido com o sindicalismo, começa a viver um pesadelo. A história é narrada sob a ótica do filho de Antônio, Nando, de 11 anos. Filme baseado no livro homônimo do jornalista Luiz Fernando Emediato, clássico da moderna literatura infanto-juvenil e adotado em diversas escolas do País.

FAIXA ETÁRIA A PARTIR DE 13 ANOS

PUREZA

2019, Drama, 1h41m

Direção: Renato Barbieri
Elenco: Dira Paes, Flavio Bauraqui, Matheus Abreu

Sinopse: A história real de Pureza Lopes Loyola, uma mãe solo, que sai em busca de seu filho, Abel, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Ao conseguir trabalho em uma fazenda, ela descobre um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Agora, além de encontrar o filho, Pureza precisa escapar desse lugar terrível para denunciar os fatos às autoridades.

FAIXA ETÁRIA A PARTIR DE 13 ANOS

CORA CORALINA – TODAS AS VIDAS

Brasil, 2015, 1h26min

Diretor: Renato Barbieri
Produção: Marcio Curi, Carmen Flora Schenini, Elizabeth CuriMúsica: Luiz Oliviéri, Eduardo Canavezes

Elenco: Camila Márdila, Walderez de Barros, Teresa Seiblitz

Cruzando a fronteira entre a realidade e a ficção, esta é a história da escritora e poeta brasileira Cora Coralina, uma mulher que trabalhou como doceira durante quase toda sua vida, apenas publicando seu primeiro livro aos 75 anos de idade. No entanto, nem mesmo todos os anos de espera a impediram de se tornar uma das autoras brasileiras mais importantes de sua geração.

ESTE PROJETO É REALIZADO COM RECURSOS DO FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL

CONTATO:

E-mail
inscricao.escolanocinema@gmail.com

Telefone/WhatsApp
(61) 3326 1399